domingo, 22 de junho de 2008

A importância da atividade física para as crianças



Atualmente, a Educação Física nao tem apenas se direcionado aos esportes, mas sim ao desenvolvimento motor, visando o desenvolvimento diante das atividades motoras.

Alguns hábitos, associados a uma alimentação inadequada, aumentam muito a possibilidade de desenvolverem sobrepeso e obesidade, que trazem consigo a possibilidade do surgimento de doenças crônicas degenerativas como hipertensão, diabetes e colesterol elevado, entre as mais comuns.

Além disso, a obesidade pode trazer conseqüências indesejáveis no desenvolvimento psicológico e social das crianças. Por esse motivo, é importante que as crianças pratiquem desde cedo algum tipo de esporte.

O exercício deve fazer parte da vida da criança desde pequena. Os benefícios são muitos e não estão relacionados apenas ao controle do peso, mas também ao desenvolvimento físico, mental e social e de interação com o meio.

Veja alguns benefícios que o exercício físico praticado de forma constante traz para as crianças:

- Mantém a criança saudável e em forma ao longo de toda sua vida e a torna mais feliz.

- Protege contra doenças.

- Faz com que se sinta com mais energia e vigor para realizar atividades diárias.

- Evita e combate a ansiedade e a depressão.

- Ajuda a relaxar e a dormir melhor.

- Melhora a flexibilidade, a coordenação motora, o equilíbrio, o esforço e a resistência.

- Fortalece os ossos, músculos, coração, pulmões e sistema circulatório.

- Aumenta o rendimento escolar.

- Proporciona segurança em si mesmo e vontade de continuar se superando.

É importante lembrar que ter uma boa alimentação e levar uma vida ativa são dois ingredientes indispensáveis para alcançar uma vida saudável. Então, não espere mais e comece a incentivar seus filhos a praticarem exercícios físicos regularmente. Para conseguir isso com sucesso, lembre-se de que essas práticas devem ser divertidas e agradáveis


Algumas Fases para as atividades Físicas:
Fase Pré-Escolar (2-5 anos):
Nesta fase é a chamada fase de movimentos fundamentais da criança. Nela, a criança aprende Capacidades Físicas importantes como: coordenação , orientação espaço-temporal, equilíbrio, contato social, rítmo, diferenciação. As atividades escolhidas devem ser ligadas a maior discontração e liberdade possível. Jamais a criança vai conseguir competir. Ela pratica esporte adaptado como brincadeira e não deve ser tratada como um atleta.

Fase Universal ( 6-12 anos): Nesta fase ainda não existe um treinamento sério, mas é a fase do maior desenvolvimento de habilidades, possível, de uma criança. Aqui, ela vai aprender todos os componentes de rendimento esportivo e todas as capacidades fisicas em geral. A criança aqui, aprende o mais importante, que é viver em grupo e participar de atividades físicas utilizando Capacidades Físicas Motoras: força , resistência e velocidade, Capacidades Físicas Coordenativas: diferenciação espaço-temporal, acoplamento, reação, orientação (noção da distância), equilíbrio, variação, rítmo e ainda Capacidades Físicas Mistas: velocidade e flexibilidade, dando suporte para que a criança aprenda técnicas esportivas e regras básicas de jogos.
Os pais devem procurar qualquer atividade que a criança se identifique. Mas ainda não é uma fase de preocupação com competições ou resultados. Certos pais querem que a criança nesta fase se comporte como um atleta, que é um erro.

Fase de Orientação (12-14 anos) :É a fase de maior interesse por esportes coletivos e competitividade. Nesta fase a criança desenvolve Capacidades Táticas de esportes (sensorial e cognitiva) , Capacidades Técnicas (do desporto) e adora viver em grupos. Somente após os 14 anos que pode se esperar da criança uma especialização esportiva .

Fase de Direção (14- 16 anos) : O Adolescente nesta fase tem as primeiras noções do que é esporte especializado. Tem contato com treinamento aeróbico e treinamento de força com sobrecarga.

Fase de Especialização (16-18 anos) : Nesta fase o adolescente está pronto para o treinamento esportivo propriamente dito. Trabalha força, velocidade e resistência de maneira específica para o esporte. Predominando o volume de treinamento e utilizando os Princípios do treinamento esportivo (pedagógicos, metodológicos, biológicos, organização e gerenciamento.

Fase de Aproximação (18- 20 anos) : O treinamento nesta fase tem características de sobrecarga dando condições para o atleta entrar no alto nível. E aos 21 anos ele está no esporte de alto nivel.

Fiquem ligados! Vc tambem deve se educar corretamente! beijos :)