sexta-feira, 18 de julho de 2008

Expectativas..

Estar no 3º ano, é ser ciente de todas as responsabilidades apresentadas a nós, alunas e educadoras, e principalmente atuar de forma ativa revelando nossas aprendizagens com o decorrer do ano. O principal desafio foi se adaptar a correria que está esse ano. São muitas alunas para dar aula, então a adaptação das estagiárias nas turmas precisa ser rápida. Aprendemos a grande importância do plano de aula, ajudando a manter a ordem e a ter mais dominio sobre o conteúdo, facilitando a aula proposta.

A mudança acontece na vida de todo o ser humano. Desde o seu nascimento ele está sujeito a mudanças físicas e mentais. Se adaptando ao meio externo de modo que desenvolva o seu psicológico. Toda criança, seja qual for sua história e sua idade, terá que enfrentar o primeiro dia de aula e esta experiência acarreta ansiedade e insegurança. Afastar-se do aconchego do lar e enfrentar o desconhecido significa um grande salto na vida de qualquer criança. O ingresso na vida escolar representa um passo muito grande em direção à independência. Uma criança que esteja passando pela primeira vez por esta experiência poderá se sentir muito angustiada porque não consegue prever os benefícios que estão por vir. E é natural surgir estes sintomas, mas os pais não precisam ficar aflitos porque costumam ser passageiros. Esta é mais uma fase que exigirá um período de adaptação. A maioria consegue se adaptar e quando isto não acontece os pais devem investigar suas causas.

O processo de adaptação


Se a família apoia a criança, procurando tranqüilizá-la, tudo será mais fácil. Muitas de suas expectativas se dissiparão, logo no início, ao conhecer as pessoas que cuidarão de seu filho. Portanto sua presença e participação nesse começo de ano letivo são imprescindíveis.

Procure conversar, ouvir seus medos e receios. Falem sobre isso. Relembre sua infância, seu primeiro dia de aula. Conte casos e fatos, para que ele sinta que isso é esperado, o que lhe dará mais segurança. Acompanhe-o no primeiro dia, destacando o lado positivo de tudo o que vocês estão descobrindo. Conheça a professora, converse um pouquinho e tente transmitir a ele sua tranqüilidade por deixá-lo em boas mãos. Isso facilitará demais.

Nesse dia especial, a escola está pronta e disponível para acolher vocês. Se uma ponta de insegurança insiste em permanecer, não hesite, procure a coordenadora, conheça-a e converse sobre tudo o que preocupa.


Não deixe de comentar!
Boa semana! Voltem sempree! beiijos

Nenhum comentário: